terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

FILE - Festival Intenacional Linguagem Eletrônica


A 12ª edição do FILE – Festival Internacional de Linguagem Eletrônica acontece em São Paulo, entre os dias 19 de julho e 21 de agosto de 2011, no Centro Cultural FIESP - Ruth Cardoso. Na programação: instalações interativas e imersivas, tablets, animações, jogos e maquinemas, além de trabalhos de web arte, vídeos, documentários, clipes musicais e experimentações exclusivamente sonoras.
Na primeira semana haverá apresentações de performances (Hipersônica) no Teatro do Centro Cultural a partir das 20h. A programação do FILE 2011 ocupa a Galeria de Arte do SESI, o Foyer e o Espaço FIESP.
Entre os dias 12 e 21 de julho acontece no Centro Cultural FIESP – Ruth Cardoso o Workshop AA São Paulo Design, parte do programa AABrazil Visiting School, organizado pela Architectural Association School of Architecture de Londres, sob tutela dos arquitetos Franklin Lee e Anne Save de Beaurecueil. 
Acompanha o FILE São Paulo 2011 o FILE PAI Paulista Avenida Interativa, que exibe diferentes trabalhos realizados com ferramentas digitais e eletrônicas em diferentes espaços internos e externos da Avenida Paulista e região.
O FILE 2011 também apresenta as séries de encontros do FILE Symposium, de 19 a 22 de julho de 2011, no Centro Cultural São Paulo. As vagas para participar dos encontros do FILE Symposium são limitadas por ordem de chegada, portanto aconselha-se chegar 30 minutos antes de cada palestra.
O acesso a todas as atividades do FILE 2011 é gratuito.

AV Festival

AV Festival é o maior festival do Reino Unido internacional de arte contemporânea, música e filme. Um evento bienal, o Festival é tematicamente curadoria para envolver o público com idéias correntes em toda a sociedade, arte e tecnologia. A última edição dofestival decorre de 1 março - 31 março 2012.

O Festival bi-anual tem lugar nas cidades de Sunderland, Newcastle / Gateshead Middlesbrough, no nordeste da Inglaterra. O festival de 2006 teve lugar em Março e foipor dez dias em três grandes cidades do litoral norte do Reino Unido com os eventos a partir de 10h e vai até 02:00Os Festivais de 2006 e 2008 foram dirigidos por HargerHonra e produzida por Fiona Fitzpatrick (2006) e Hirschhorn Michelle (2008). Tom Cullendirigido todos os aspectos técnicos do show. O Festival de 2010 foi dirigido porRebecca Shatwell, que retorna no papel para o Festival de 2012.

O Festival de comissões de trabalho novo, e curador vertentes temáticas de importância internacional de trabalho existente. Cada festival é composto por cerca de 20exposições e 60 eventos especiais, incluindo concertos, exibições de filmes e palestras,simultaneamente em todo Newcastle, Gateshead, Sunderland e Middlesbrough.

Transmediale

Transmediale é um festival anual de mídia arte e cultura digital, tendo lugar durante uma semana em fevereiro, em Berlim, Alemanha. O festival envolve em posições reflexivos,estética e especulativa em entre tecnologia, arte e cultura. Destina-se a expressar uma compreensão crítica da tecnologia como sendo mais do que o mundo digital, bem comodo cultural como sendo mais do que o que emerge de dentro dos campos institucionalizados de produção. Assim, Transmediale é uma plataforma transdisciplinar,sempre em busca de novos caminhos de expressão artística, acadêmica, ativistas etodos os dias. É um projeto sempre a olhar para os projectos e as pessoas que podem ajudar a navegar, refletir e finalmente re-modelo a produção de cultura contemporânea.
No âmbito do seu festival anual, Transmediale inclui exposições, conferências, programas de cinema e vídeo, performances ao vivo e publicações. Também contribui para projetos de colaboração de longo e curto prazo que se desenrolam ao longo do ano. Além disso Club Transmediale (desde 2012 chamada CTM) ocorre em paralelo e em cooperação dedicado à música eletrônica, digital e experimental contemporânea.
O atual Transmediale 2012 terá lugar de 31 de janeiro até 05 de fevereiro de 2012.Desta vez, Transmediale vai celebrar o seu 25 º aniversário, com um programa quepermite um olhar para o passado enquanto redefinindo a forma como ele poderiadesenvolver no futuro.

DEAF - Dustch Eletronic Arts Festival

DEAF é um dos mais importantes festivais internacionais com foco em arte e
mídia, tecnologia e pode ser considerada como uma vitrine para a pesquisa e
produção de arte das novas mídias. O festival começou com o nome
Manifestação para a Comunicação Social instáveis ​​em 1987 e obteve o seu novo nome- DEAF em
1994. DEAF apresenta um extenso programa abordando arte, tecnologia, ciência
e da sociedade.
DEAF apresenta uma vasta gama de segmentos de programa, incluindo uma grande exposição
de obras e instalações, concertos, performances, seminários, workshops
e simpósio acadêmico.
O festival é caracterizado por uma abordagem temática. Seu objetivo é apresentar
desenvolvimentos atuais e temas da arte em nossa cultura tecnológica, a um
público diversificado. Este festival em Roterdã é o lugar ideal para
representantes de diversas redes para atender e inspirar uns aos outros,
estimular o debate internacional crítico.

Prix Ars Eletrônica


Prix Ars Electronica (do francês, latim e espanhol, traduzida livremente para "Prêmio de Artes Eletrônicas") é um dos mais importantes prêmios anuais no campo da arte interativa, electronica, da música e da animação e cultura digitais. Tem sido atribuído desde 1987 pela Ars Eletrônica (Linz, Áustria), um dos maiores centros mundiais para a arte e tecnologia.
Em 2005, a Golden Nica, seu maior prêmio, foi dividido em seis categorias: "Animação Computacional/Efeitos Visuais", "Músicas Digitais", "Arte Interativa", "Net Vision", "Comunidades Digitais" e o prêmio "u19" (menores de 19 anos), para "computação free style". Cada um deles vem com um prêmio no valor de10.000 euros, com exceção da última categoria, onde é de 5.000 euros. Além disso, cada uma possui também um Prêmio de Distinção e Menções Honrosas.
A Golden Nica é uma réplica da escultura grega Vitória da Samotrácia. Medindo aproximadamente 35 centímetros de altura, com uma envergadura de aproximadamente 20 cm, com base em pedestal, é uma estatueta de madeira artesanal, banhada a ouro, fazendo assim cada troféu ser único. O símbolo para o Ars Electronica Center (disponível aqui) foi escolhido numa competição de design de 95, para sua inauguração. Ela representa a conectividade e o renascimento dos ícones anciãos, fazendo assim também uma referência atual ao se parecer com uma placa de circuito impresso.